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05 dicas de marketing para vender mais os seus produtos artesanais
05 dicas de marketing para vender mais os seus produtos artesanais 27/4/2022


05 dicas de marketing para vender mais os seus produtos artesanais

Tempo de leitura: 10 minutos.

Se existe algo que a pandemia trouxe de positivo para o dia a dia do empreendedor foi o alinhamento à nova era digital. Calma, vamos explicar: isso porque o cenário atual ?forçou? microempreendedores em todo o Brasil a pensar em novas formas de se aproximar da clientela.

Obviamente, uma dessas maneiras foi disponibilizar o seu produto online em plataformas como a Mercados Artesanais e também divulgar o artesanato pela própria plataforma digital: seja ela Instagram, Facebook ou Twitter.

Se você adotou todas as alternativas acima, muito bem! Você andou meio caminho em direção ao sucesso. No entanto, é preciso também desenvolver estratégias de Marketing para divulgar o seu produto. 

Você já se preocupou em desenvolver alguma ação neste sentido? Se sim ou se não, temos certeza que essas dicas vão deixar o seu produto ainda mais atraente. 

Boa leitura!

  1. Tenha sempre um plano de ação para ocasiões especiais e surpresas

Fique atento a datas comemorativas para fazer promoções e combos dos seus produtos. Muitas vezes, essas ocasiões especiais, como o natal, por exemplo, podem ser um divisor de águas na vida de um artesão.

Isso porque essas datas comemorativas são a ocasião perfeita para você divulgar o seu produto, uma vez que existe muita demanda e gente atrasada na hora de comprar o presente. Esses olhos atrasados podem e devem ser surpreendidos não somente pela beleza do seu artesanato, mas também pela oportunidade de uma boa compra para aquele consumidor na ocasião, o que pode fidelizá-lo.

Este plano de ação também perpassa pela ciência de quanto você está gastando com a sua produção. Cuidado para não se enrolar e acabar "pagando para trabalhar".

  1. Defina onde seu artesanato será vendido

Se você optou por vender o seu artesanato pela internet, lembre-se de escolher a melhor parceria para que o seu negócio decole de vez. Essa é uma ação que pode ser decisiva para o sucesso do seu empreendimento, porque dá uma visibilidade ao seu produto que não seria possível alcançar somente através de redes sociais.

Mas não se confunda: vender artesanatos por um perfil de internet, preferencialmente comercial, para que somente o seu produto seja exposto, é uma boa alternativa para você, empreendedor. Por isso, pode ser uma boa ideia contratar uma equipe de marketing para fazer esse trabalho com precisão para você.

No entanto, se essa contratação ainda não for viável para você, lembre-se de ler e investir boas horas em estudos de aproximação ao cliente. Isso é essencial para que você seja visto e falado.

  1. Faça bom uso de imagem e também descreva seu artesanato de forma fiel

Aqui mesmo no blog, já falamos sobre a importância da imagem na hora da venda de um produto artesanal.

Então, não se trata apenas de fotografar, é necessário ter boas fotos que dispensam aquela descrição bem detalhada - é como diz aquele ditado: "uma imagem vale mais do que mil palavras". A foto precisa, então, mostrar todos os detalhes da sua peça.

Outro dado importante é descrever detalhadamente o seu produto e não "inventar moda". Capriche na descrição, mas nem para mais, nem para menos. Lembre-se que uma descrição que não tenha tanta precisão em relação ao seu produto pode deixar de gerar uma venda caso ela não esteja bem desenvolvida, bem como pode não gerar mais vendas caso esteja exagerada.

  1. Quanto mais possibilidades de pagamento você oferecer, maiores a suas chances de vender

Repita isso como um mantra: porque funciona. Lembra das ações de Marketing que falamos no início do texto? Pois bem: muitas vezes essas ações podem ser comprometidas pelo orçamento que o cliente possui para comprar o seu produto.

Muitas vezes, vamos citar novamente o natal, a época diz respeito a comprar presente para mais de uma pessoa. Com isso, facilitar a vida do cliente: seja aceitando parcelamento, pagamento via transferência ou cartão de crédito, é um diferencial que ele vai considerar na hora de decidir pelo seu produto artesanal.

Outro diferencial pode ser a personalização das suas embalagens na hora de fazer a entrega dos produtos. Esse caminho otimiza a jornada do cliente e também é outro fator diferencial para ele optar por você e não pela concorrência.

Basta você imaginar a expectativa em receber um produto na sua casa. Muitas vezes eles chegam naquelas caixas sem graça, não é? Gerar expectativa em abrir um presente pela embalagem, além de divulgar a sua marca para que todos vejam, é algo que qualquer cliente leva em consideração.

  1. Faça pesquisa de mercado e avalie como o seu concorrente está fazendo a divulgação

Para saber o melhor caminho que você deve seguir no setor, acompanhe quem está lá já há algum tempo. Fique de olho em sites e perfis nas redes sociais de outros artesãos, veja o que eles fizeram nos últimos tempos e como divulgam o próprio trabalho.

A partir disso, você pode ter ideias de como anunciar, vender e se relacionar com os clientes. No universo do marketing, essa tática chama benchmarking e é super útil para ficar por dentro das tendências de mercado.

A Mercados Artesanais é a melhor plataforma para você vender e divulgar o seu produto online

Se você é, assim como nós, apaixonado por produtos artesanais, não pode deixar de conferir as opções que temos disponíveis no nosso site. São várias alternativas de artesanatos, feitos com todo o cuidado, carinho e delicadeza que você precisa.

A Mercados Artesanais foi desenvolvida especialmente para você, artesão, que quer divulgar seus produtos em uma plataforma segura e que garanta excelentes retornos financeiros.

Fique atento também às nossas postagens no Instagram.

Texto: Guilherme Côrtes


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