"GLOBALIZANDO PRODUTOS ARTESANAIS DAS MÃOS DE QUEM FAZ" (31) 98904 - 8736

FAQ

DÚVIDAS PARA LOJISTAS

1) O que é necessário para abrir minha loja online com a MA?

R= É necessário ser artesão, artistas plásticos/ visuais e ou produtores artesanais. O primeiro passo para abrir minha loja online é cadastrar-se no site para abrir uma conta na plataforma. Para iniciar o cadastro, acesse o site www.mercadosartesanais.com.br e clique no topo da página lado direito em " ENTRE ou CADASTRE-SE". Irá abrir uma nova página para cadastro e clqiue no link em vermelho "Clique aqui para se cadastrar como vendedor". Deverá preencher corretamente todos os campos para que não haja erros futuros como por exemplo cálculo automático do frete que aparecerá como indispónivel por falta de informações como endereço incompleto do lojista. A aprovação do cadastro acontecerá em até 48h. Você receberá uma notificação da confirmação da aprovação do seu cadastro junto ao site MA via email. Sempre conferir os emails na caixa de entrada de emails e ou na Caixa de Spam. Geralmente os emails da MA vão para a caixa de SPAM. Lembrar de desmarcar a opção de SPAM.

2) Como é o processo para abertura da minha loja online ? 

R= O lojsita é o responsável pela abertura da sua loja online, com auxílio da equipe MA. Após aprovação do seu cadastro dentro da nossa plataforma, você deverá entrar em contato conosco via whatsapp 31 989048736 (O nosso canal de atendimento exclusivo) e requerer o envio do passo a passo para  para a Abertura da sua loja online + Credenciamento dos pagamentos digitais + Cadastro de produtos + Edição de produtos cadastrados. Ao todo são 4 passos para que você possa realizar todo o processo com sucesso do início ao fim. A loja online sendo aberta uma vez não se abre mais. O credenciamento dos pagamentos digitais, sendo feitos uma vez também nã se faz mais e ficará por conta de cadastar, excluir e ou editar produtos cadastrados. Qualquer dúvida na escuta dos áudios, orientamos a entrar em contato conosco via Whatsapp para que possamos auxiliar corretamente todo o processo de abetura com sucesso . Estamos produzindo vídeos autoexplicativos do passo a passo e em breve vamos divulgar para todos os nossos clientes através do nosso canal no Youtube MERCADOS ARTESANAIS. Acompanhem e sigam o nosso canal.

3) Qual é o custo para abrir a minha loja online com a MA? 

R= Para abertura da sua loja online dentro da MA, você não paga nenhuma mensalidade, nenhuma taxa de adesão e nenhum aluguel. Vendendo ou não a sua loja online permanece aberta conosco sem nenhum custo adicional. Você sabia que, se você fosse abrir uma loja online tipo ecommerce sÓ para vender os seus produtos, você teria um custo mensal para manter essa loja online aberta. AQUI para abertura sa sua loja é GRATUITA. CUSTO ZERO.

4) Vocês não cobram nada?

R= Nós da MA cobramos apenas uma comissão sobre o valor total das vendas. O que está incluso dentro da nossa comissão? Está incluso dentro da nossa comissão operação e manutenção do site no ar porque ele gera custo para a empresa; Também está incluso Marketing e Publicidade da nossa marca MA tanto para divulgação nos meios físicos e digitais e ás taxas sobre às vendas no cartão de crédito débito à vista e taxa de emissão do boleto bancário.As  taxas das compras parceladas serão diluídas nas parcelas tirandoesse ônus do produtor. Tudo isso está incluso dentro da nossa comissão. A nossa comissão é 16% sobre o valor total das vendas. O que não está incluso dentro da nossa comissão é a taxa de antecipação de recebíveis em até um dia útil. Caso você queira antecipar o valor das vendas em até um dia útil, será descontado a nossa comissão de 16% + a taxa de anctecipação de recebíveis em até um dia útil. O valor da taxa de antecipação de recebíveis está disponível no site da wirecard www.wirecard.com.br

5) O que pode ser vendido no site MA?

R= Poderá ser comercializado tudo aquilo que for produzido de forma artesanal. Inclusive insumos e matéria prima para toda e qualquer produção artesanal. Todos os produtos ao serem cadastrados pelos lojistas passam por uma aprovação. É necessário aprovação para verificarmos se realmente os produtos cadastrados são produdizos de forma artesanal e se são insumos e matéria prima voltados para a produção artesanal.

6) Como funciona o Credenciamento dos pagamentos digitais e como faço para receber os valores das minhas vendas no site? 

R= Ao finalizar o primeiro passo do cadastro da abertura da sua loja online, você deverá iniciar o processo de credenciamento dos pagamentos digitais junto a WIRECARD ( Antiga MOIP).  que atualmente é a nossa parceira em disponiblizar as bandeiras de pagamento para sua loja online. Para credenciar os pagamentos digitais, conforme áudio enviado via whatsapp,  você deverá clicar e autorizar no botão "Autorizar MOIP" que em seguida abrirá uma nova tela da wirecard onde aparecerá duas opções para cadastro. Caso você já possui uma conta na wirecard, deverá apenas acessar com seu login e senha que automaticamente será gerado uma senha de identifcação direto para a sua conta junto a MERCADOS ARTESANAIS. E caso ainda não possua uma conta aberta na wirecard, você deverá clicar na mesma página posicionado do lado esquerdo da página em Criar ou Abrir conta. Os dados deverão ser devidamente preenchidos para que possam receber os valores das vendascorretamente sem divergências de cadastro errado.  A WIRECARD é credenciada pelo Banco Central a disponibilizar bandeiras de pagamentos para sua loja online e especializada em atender marketplaces como a nossa plataforma. o recebimento se dá de duas formas: 1) Em 14 dias  2) Antecipação dos valores das vendas em até um dia útil. Toda assistência e dúvidas e problemas levantados referentes a WIRECARD, a própria parceira orienta a todos os lojistas entrarem em contato, através de sua conta aberta com a WIRECARD onde você consegue obter um canal de comunicação direto com eles através de Chat e ou email. 

7) Eu como artesão posso vender com CPF? Preciso emitir Nota Fiscal ( NF)? 

R=Para aqueles que vendem com CPF-> Sim. O artesão poderá abrir sua loja online gratuita somente com o CPF e sem precisar ter o CNPJ. O lojista que utiliza o CPF não é obrigado a emitir NF,e sim,  obrigado a emitir a "Declaração de Conteúdo".É um formulário obrogatório e está disponível no site dos Correios. Os correios só transportam os produtos mediante a Declaração de Contéudo decorrente das vendas com CPF. Sem esse documento obrigatório junto ao produto para o transporte, o produto não poderá ser despachado para seu cliente final. Caso o lojista CPF, realize vendas para Pessoa Jurídica, o lojista deverá buscar todas as informações necessárias junto ao seu contador e também com o Sebrae que disponibliza detalhes e todas orientações necessárias em relação a adequação de vendas para Pessoa Jurídica.

8) Posso vender com CNPJ? 

R= Sim. para aqueles que já possuem CNPJ, os artesãos, artistas e produtores artesanais poderão abrir sua loja online gratuitamente utilizando seu CNPJ e é obrigado a emitir NF.

9) Quem cadastra os produtos na loja online?

R= Quem é responsável pelo cadastro dos produtos na plataforma são os próprios lojistas. Além de cadastrarem seus produtos, também podem editar  produtos já cadastrados bem como excluir se houver necessidade. Enviamos o áudio via whatsapp para o 3° passo a passo que é referente a Cadastro de produtos e o 4° áudio que é referente a edição de produtos cadastrados. Estamos produzindo os vídeos autoexplicativos destas etapas e em breve vamos divulgar em nosso canal do YOUTUBE MERCADOS ARTESANAIS para todos os nossos clientes.  Acompanhem e sigam o nosso canal.

10) Como se dá o processso de envio dos meus produtos para os meus clientes?

R= Toda compra que for realizada dentro da sua loja online, o lojista receberá através de um email, uma notifcação de vendas. Ao visualizar o email de notificação, você deverá acessar o site da wirecard com login e senha e verificar se realmente houve a conformação de pagamento pela compra do seu produto. Confirmando, o pagamento através do painel e ou tela aberta da wirecard, como CONFIRMADO, você poderá já preparar o produto para envio e ser despachado via CORREIOS. Caso não confirme o pagamento por algum motivo no painel wirecard, o produto nao deverá ser preparado para envio. SÓ PREPARE O PRODUTO PARA ENVIO APÓS CONFIRMAÇÃO DE PAGAMENTO.

11) Como enviar os produtos para os meus clientes?

R= Os produtos são enviados via Correios. Nossa plataforma MA possui integração via Correios e realiza o cálculo automático do frete. O cáculo do frete automático se dá da seguinte forma: Ao cadastrar o produto, algumas informações dentro deste cadastro são necessárias e de caráter obrigatório para o cálculo correto e sem divergências que são; Cep de origem + Cep de destino + O peso do produto JÁ COM A EMABALAGEM  +  As dimensões das emabalagens( altura, largura e comprimento) JÁ COM PRODUTO. Na falta desses dados para o cálculo do frete e ou mesmo escrita errrada e ou equivocada destas informações citadas acima, a total responsablidade é do lojista que terá que arcar com a diferença de possiveis valores errados que devem ser acertados na agência dos Correios. Sugerimos fitas métricas para medirem as dimensões da embalagem já com o produto e; para pesar o seu  produto JÁ COM A EMBALAGEM, sugerimos aquisição de balanças( hoje com diversos preços acessíveis) para pesar, e ou pedir alguém emprestado para que possam pesar seus produtos de forma precisa. 

 

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